Objetivos
- Reconhecer, contextualizar e relacionar saberes e experiências teóricas e práticas das diversas áreas de conhecimento que integram o currículo do curso.
- Formar novos profissionais com competência técnica em Agrimensura, capazes de aplicar técnicas e obter soluções mais adequadas nas áreas relativas à medição e demarcação de terras, ao urbanismo e posicionamento preciso de pontos; permitir ao profissional trabalhar com a tecnologia atualmente disponível no mercado (receptores GPS, estações totais, níveis automáticos, softwares relativos à agrimensura etc.); atender à demanda regional por profissionais de nível técnico capacitados nessa área.
Perfil Profissional
O Técnico em Agrimensura deverá estar apto a: realizar levantamento topográfico; ter capacidade técnica para dar suporte na área de levantamento em projetos de construção civil, urbanização, cadastro urbano e rural, locação de rodovias, curvas de nível, barragens, e locação de loteamentos; atuar na divisão e na demarcação de terras e em perícias nas ações judiciais que envolvam sua área de trabalho; realizar o posicionamento terrestre e utilizar equipamentos eletrônicos para levantamentos hidrográficos, determinação de cortes e aterros, medição de terras, etc.
Observa-se ainda que o curso cumpre com as exigências das regulamentações do INCRA e CREA para credenciamento de técnicos para execução de trabalhos topográficos georreferenciados com finalidades de efetuar o cadastro nacional de imóveis rurais. (Lei no 10.267).
Mercado de Trabalho
O desenvolvimento e a aplicação de novas tecnologias relacionadas à agrimensura fazem surgir diversas oportunidades de expansão do mercado nessa área, tanto em centros urbanos como nas áreas rurais, especialmente em projetos de engenharia, tais como rodovias, redes de energias, esgoto e água. Esse profissional atua como autônomo e em instituições privadas e públicas que lidam no campo da topografia, da geodésia, da construção civil, da demarcação de terras, de infraestruturas, etc.